COMPRE SHOWS

Contrate aqui os artistas que irão fazer a diferença no seu evento, a sua live e a sua marca

O PRODUTOR EXECUTIVO de eventos

O PRODUTOR EXECUTIVO de eventos

Primordialmente o Produtor Executivo é o profissional que planeja, organiza, orienta, executa e administra todas as etapas do evento. Você anda se aventurando no mercado do Show Business e praticando a famosa tática ‘tentativa x erro’? Olha, existe um caminho mais curto e muito mais organizado para o seu sucesso. Vamos às orientações?

O PRODUTOR EXECUTIVO E A ADORÁVEL PRÉ-PRODUÇÃO

Antes de mais nada um produtor executivo precisa agir com organização e planejamento. As primeiras decisões que um produtor executivo precisa tomar são a de escolher:

-o público alvo;
-o nome do evento;
-a data do evento
-o local do evento
-a atração do evento

Vamos falar mais detalhadamente sobre cada tópico para que o entendimento seja claro, ok?

Nome do evento

Querido Produtor Executivo, o nome do evento certamente é muito mais importante do que você imagina, pois é através dele que o seu público alvo irá conhecer o seu evento, é parte da identidade dele.

Sendo assim, escolha um nome que deixe claro as características do seu evento. Desenvolva a sua identidade visual em cima da ideia desse contexto. Deixe claro sobre do que se trata o evento e direcione-o, desde já, ao seu público-alvo.

Como escolher a data do evento

Meu amigo, uma data mal planejada pode deixar seu evento va-zi-o! Decerto se você quer que seu evento seja um grande sucesso, pense com clareza na escolha do dia ideal para o seu evento. Você precisa levar em conta alguns fatores como:

  • Será feriado?
  • As pessoas estarão viajando nessa data?
  • A data está muito próxima?
  • Haverá outros eventos na região?
  • São eventos similares ao seu?
  • Em que época do ano o evento será realizado?
  • Fará frio ou calor?
  • Em caso de frio, terá muitas chances de chuva?
  • Em caso de calor, qual diferencial para amenizá-lo?

Como escolher o local do Evento

Igualmente a escolha do local é crucial para o êxito do evento. Alguns locais ficam tachados por alguma característica chave e que, por sua vez, inviabiliza ou traz alto risco de fracasso. Verifique o histórico de eventos já realizados no local. Caso a casa seja conhecida por realizar eventos de pagodes, por exemplo, dificilmente atrairá um público gospel.

Lembre-se de verificar se o local tem estrutura, conforto e segurança para os seus convidados.

Certifique-se também se o espaço comporta a quantidade de pessoas que você quer/precisa receber e tenha certeza de que o local é de fácil acesso para o seu público-alvo.

Esteja atento ao tipo de estrutura que o espaço oferece como sonorização, iluminação, camarim, bar e banheiros. Confira se o local do evento tem um gerador extra, caso falte energia você vai evitar diversos transtornos.

Contudo é muito importante checar a qualidade do som, verificar a quantidade de tomadas e suas voltagens ( 110v ou 220v), cabos e também os equipamentos de segurança, alarmes e transformadores.

Caso o público esperado seja acima de 1.500 pessoas, é necessário que tenha uma ambulância e socorristas no local.

Camarim

Enfim, se você pretende ter uma ou mais atrações no seu evento, observe atentamente se o camarim está ok! A satisfação do artista e sua equipe pode mudar o resultado final do seu evento e também sua reputação no mercado em relação a outros artistas e escritórios. Não estou aqui dizendo que você deve aceitar todo tipo de abuso advindo de alguns produtores artísticos e artistas, mas sim zelar pelo seu bem estar, segurança e conforto! Um banheiro funcionando perfeitamente, armários e cabideiros, poltronas e cadeiras, espelho de corpo inteiro e o buffet solicitado no rider são elementos básicos para se tornar um Produtor Executivo respeitado pelos artistas e seus produtores e escritórios.

Cautela das armas

Se conselho fosse bom a gente não dava, né? Vendia! Mas vou dar meu pitaco… Não deixe entrar pessoas armadas no seu evento mesmo que o convidado tenha porte de arma. Já diz o ditado é melhor prevenir do que remediar.

Para isso você vai precisar verificar se o seu local escolhido para o evento contém um cofre ou uma sala para fazer a cautela das armas e vale lembrar que somente um policial pode fazer a cautela das armas.

As documentações

Já pensou em planejar tudo, trabalhar pra caramba, divulgar à beça e bem no dia do evento, já com o público na casa, aquela coisa linda lotada, ter o seu evento embargado? Que sofrimento, não é, meu amigo?! Então vamos falar sobre a parte burocrática (e chata para alguns), mas tão necessária quanto a criação da identidade do seu evento… As documentações! Em dia, elas lhe trarão tanto conforto quanto o seu colchão macio!

Então, colocarei abaixo uma lista de considerações que envolve um evento, como licenças, taxas e impostos. Lembre-se de que cada evento possui um tipo de documentação e você terá que consultar apenas alguns órgãos. Ah! E por favor, hein?! Atente-se também para o prazo dessas documentações.

Bombeiros

  • Aprovações de projetos pirotécnicos;
  • Atestado de Brigada de incêndio;
  • Atestado de vistoria do corpo de bombeiros (o laudo de vistoria dos bombeiros é um documento pago e de muita importância, pois sem ele o evento pode ser interditado. O valor cobrado será feito por metro quadrado da planta apresentada);
  • Vistoria de geradores, eletricidade, barricadas, extintores de incêndio e saídas de emergências;
  • Elaboração de projetos.

Juizado de menores

  • Autorizações especiais;
  • Regulamentação e fiscalização de classificação etária.

ECAD

O ECAD calcula o valor que deve ser pago pelos usuários de músicas de acordo com os critérios do regulamento de arrecadação desenvolvido pelos próprios titulares através de suas associações musicais, a alíquota é uma porcentagem variável da receita da bilheteria bruta, mas pode ser pago também com base na previsão do tamanho do show.

Polícia Militar

Quando o evento é grande e exige o aumento do contingente extensivo nos arredores do local, é necessário avisar ao batalhão mais próximo. Mas esse policiamento não é de graça e o pagamento é feito por hora trabalhada e pela quantidade de efetivo extra colocado nas ruas.

CET

  • Desviar o trânsito e criar rotas alternativas no dia do seu evento pode ser bem caro! A CET fecha valores de acordo com horas trabalhadas, previsão de carros circulando e leva em conta outros fatores;
  • Controla o acesso ao local do evento;
  • Fecha e abre rotas alternativas;
  • Realiza a contenção de trânsito local;
  • Orienta motoristas aos arredores do show.

OMB / Sindicato dos músicos

  • Tanto a ordem dos músicos do Brasil quanto o sindicato dos músicos recolhem taxas a serem pagas sobre o valor do contrato entre o produtor e o artista, portanto a base do cálculo geralmente é o valor do cachê do artista;

SATED

O SATED é o sindicato dos técnicos que trabalham em shows e espetáculos e também recolhe uma taxa por apresentação. Entretanto a base de cálculo é o valor do cachê pago pelo produtor ao artista.

ART

  • A ART deve ser emitida por um arquiteto ou engenheiro responsável pela estrutura colocada em um show, o pagamento varia de acordo com a empresa que presta esse tipo de serviço e emite o documento.

E então, escolha com muita atenção os artistas que irão compôr a sua line-up (Falaremos sobre esse ponto em outro post)

Reforçando: estabeleça objetivos e metas!

  • Monte um cronograma;
  • Calcule e respeite o seu orçamento;
  • Escolha a data com sabedoria;
  • Procure o melhor local;
  • Divulgue bem o seu evento;
  • Contrate equipes qualificadas;
  • Alinhe os prazos com seus fornecedores;
  • Tenha um diferencial no seu evento.

Indicamos os cursos da IATEC.

Bom, amiguinhos, me despeço por aqui e semana que vem estarei de volta com mais dicas desse universo maravilhoso!

Leia também:

4 comentários sobre “O PRODUTOR EXECUTIVO de eventos

  1. Excelente conteúdo Rômulo , bem explicativo para quem está organizando um evento
    Ansiosa para o proximo texto.
    Parabéns!!!

  2. Parabéns Rômulo, estou aprendendo muito com a sua coluna, bem elaborado e explicativo para quem deseja realizar um evento de sucesso.

  3. Mto contundentes o discurso embasado com tecnologia, .metiologia, praticidade e de fácil interpretação, a fala e direcionada tanto para os que já estão inseridos no contexto dessa arte como para os que se encontram ainda nos campo das ideias e tem interesse em adentrar no mundo da produção; Parabéns Rôminho.

  4. RÔMULO VC É UM EXCELENTE PROFISSIONAL, SUAS IDEIAS E CONTEÚDO É MUITO BOM. PARABÉNS SUPER ABRAÇO

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *