
A música e suas propriedades
Teoria musical simplificada
Vamos a uma mini aula de teoria musical! Você já parou para pensar nesse fenômeno sonoro? Como conseguimos percebê-lo, seus desdobramentos, sua motivação… Então vamos juntos desenvolver um pouco sobre essa resenha da teoria musical, e da forma mais simplificada possível.
Assim, definimos o que é MÚSICA.
Música é a arte de se expressar através dos sons.
Nesse hiato SOM é a vibração do ar percebido pelos ouvidos, a energia geradora de ondas sonoras. O som é a matéria prima da música!
As quatro propriedades do SOM
Em suma, agora seguem as 4 importantes características que compõem o campo da música:
1. INTENSIDADE ou popularmente conhecida como volume. O volume forte é representado pela sigla “f” e o volume fraco é representado pela sigla “p” (de piano). Existem também as intensidades medianas, mais fracas e mais fortes.
2. DURAÇÃO – o que é duração na música: aqui não estamos falando de quantos minutos uma música pode ter, mas sim do parâmetro do som ligado de forma direta ao tempo de emissão dele. Ou seja, um som pode ser curto ou longo.
3. ALTURA que pode ser mais aguda ou mais grave, passeando pelos médios. A frequência (ou a velocidade) da onda sonora é o que vai determinar a altura de uma música. A onda sonora mais aguda é mais rápida e mais curta. A onda sonora mais grave é mais lenta e mais larga.
4. TIMBRE é como se fosse a COR do som! É a característica que permite distinguir a fonte sonora na mesma frequência, produzidos por instrumentos diferentes. É o que garante também a diferenciação da voz humana. Por exemplo, em uma banda, você consegue distinguir a voz humana, do violão, do baixo, do sax…
A MÚSICA também é composta de partes:
Melodia: é o conjunto de sons harmonizados e sucessivos – Para simplificar, melodia é aquele sonzinho que você assobia ou cantarola uma canção. Existem também os instrumentos melódicos como saxofone e flauta, por exemplo.
Harmonia: é o conjunto de sons simultâneos junto a intervalos que acompanham a melodia. – Calma! Sob o mesmo ponto de vista, para formar uma harmonia bastam 2 notas ou mais, a partir daí é possível falar sobre campo harmônico e progressão de acordes. Instrumentos como piano, teclado e violão são exemplos de instrumentos harmônicos.
Ritmo em música é a sucessão regular dos tempos fortes e fracos em uma frase musical, determinado pela duração das notas e das pausas. Em resumo simplificado, ritmo é o que dá movimento para a música. Alguns tipos de ritmo, por exemplo, são o samba, o pagode e o funk. Aqui mesmo na Compre Shows temos o DJ Magrão que toca todos os ritmos em suas apresentações!
Só para ilustrar, no canal Ideia Musical tem um vídeo super curto e interessante que resume muito bem O que é música.
Assista: O que é música por Ideia Musical
Assim sendo, com a consciência de que a música também pode ser linguagem, pode ser energia, pode ser cura, pode ser emoção porque a música é plural, é gigante e, gentilmente, nos dá a honra de sentí-la como for.
Em conclusão, com esse resumo você já consegue entender a música de uma maneira diferente?
Veja também: